Quinta Histórica e emblemática com 5 hectares na zona de Rio de Mouro, Sintra.

Lisboa - Sintra
2,500,000
Quinta
6
6
Venda
Não aplicável
696 m²
393 m²
45000 m²
CB08-02DZQ7
energyCertificate
Contacte-nos

Descrição

Esta deslumbrante Quinta, cuja história remonta ao início do século XX, insere-se numa propriedade com cerca de 5 hectares e distingue-se pelo seu carácter único e patrimonial. O Solar, totalmente remodelado em 1967 pelo reputado arquiteto Vassalo Rosa, desenvolve-se por dois pisos, com uma área total de cerca de 400 m², e integra 7 divisões habitáveis. Destacam-se os magníficos painéis de azulejos do século XVIII, a cozinha de grandes dimensões, a sala de refeições e a sala de estar, ambas com tetos altos e ornamentados, bem como cinco quartos e um escritório.

A casa dos caseiros, também de dois pisos e composta por duas alas, dispõe no piso superior de cinco divisões, duas cozinhas e duas casas de banho. No piso inferior encontra-se uma adega com forno, arrecadação destinada a alfaias agrícolas e garagem para quatro viaturas.

Próximo da casa principal existe ainda um atelier, com ampla área de cozinha e emblemáticas chaminés de grandes dimensões. A propriedade inclui igualmente casa de animais, poço com tanque de água alimentado por mina, logradouro e um jardim fresco e cuidado, com horta e lago para peixes.

A restante área rústica da Quinta é composta por numerosas árvores e pinheiros, sendo ladeada pela Ribeira da Laje, beneficiando de excelente exposição solar e vistas panorâmicas sobre toda a propriedade.

De destacar ainda o seu valor cultural, tendo esta Quinta servido de cenário ao filme “A Culpa”, de António Vitorino de Almeida (1981).

Inserida numa zona muito tranquila, a propriedade beneficia de uma localização privilegiada, próxima de áreas comerciais e com bons acessos rodoviários (IC19, CREL e A16), encontrando-se a curta distância de Lisboa, Oeiras e Cascais.

Não se conhece ao certo a origem da povoação de Rio de Mouro, embora existam referências desde a Idade Média, com documentação do século XV relativa a contratos de arrendamento de terrenos agrícolas. Na primeira metade do século XX, Rio de Mouro era uma localidade pacata do concelho de Sintra, reconhecida pelas suas boas águas e qualidade do ar, caracterizando-se como uma freguesia rural marcada por quintas, hortas, vinhas, olivais e pomares.

Ler mais

Ficheiros

Contacte-nos

Nome é obrigatório
Introduza um endereço de e-mail válido
Telefone é obrigatório
Aceitar a nossa política de privacidade é obrigatório

Detalhes da
propriedade

Área de Terreno
4,5 ha
Número de pisos
2
Sala(s)
4

Consultor

Consultor